Foto-Montagem - Aquarela "Rosa-Chá" com Origami "Rosa Kawasaki"

Uma “Rosa Kawasaki” dobrada com a “Estampa Aquarelada para Dobrar Rosas”, sobre a Aquarela “Rosa Chá” (Vera Young, Lumiar, 2008). Se você quiser dobrar uma igual, é só clicar AQUIPara esta rosa usei papel comum de impressora com 75g/m. Cada papel dará dois quadrados de “quase” 15cmX15cm.

Aprendi a Rosa Kawasaki com Daniela Mousinho em 2008, numa tarde de chuva em S. Pedro da Serra (distrito do Nova Friburgo). E, Daniela, por sua vez, aprendeu com a especialíssima Eva Duarte, no Recife, num outro fim de tarde… Para que eu não esquecesse, ela sugeriu estes três videos do You Tube… Assim que cheguei em casa, fotografei as dobras para não esquecer. E fiz um Foto Diagrama (só com fotos) para  facilitar o acompanhamento dos videos. Agora, em 2011,  eu e Conceição Barros fizemos alguns ajustes e acrescentamos o texto. Acompanhando o Foto Diagrama para a etapa inicial das dobras, depois é só seguir o Video da Rosas Kawasaki 2/2… e a rosa surgirá linda!

E não é que deu certo? De lá pra cá, já fiz “trocentas” rosas, de todas as cores, dos mais variados tipos e tamanho de papel… E até de pano…

O Cálice que eu coloquei nesta Rosa é muito interessante – é “encaixado” na base, sem uso de cola! Porém, é fundamental que o fechamento da rosa e as dobras do cálice sejam feitos na mesma direção.

Aprendi o Cálice neste Video do You Tube.

Este post foi atualizado e está sendo republicado com as correções que se fizeram necessárias.